Estive no Congresso Europeu em Estocolmo do dia 28 ao dia 31 de agosto, cidade muito bonita com construções antigas e impecável na organização e limpeza com gente bonita e elegante com temperatura por volta de 8 graus Celcius ( fim de verão !!!!).
O Congresso Europeu de Cardiologia mais uma vez teve sucesso absoluto, com mais de 32 mil cardiologistas e cada mais prestigiado, deixando os Congressos Americanos em segundo plano para muitos.
Novidades nos Estudos de Insuficiência Cardíaca com o Estudo SHIFT que testou a Ivabradine que age no nó siusal reduzindo da frequência cardíaca e mostrou redução de 18% comparado ao placebo no end point primário,sendo mais um aliado para o tratamento da ICC e se destaca como uma droga alternativa para os pacientes com DPOC.
Na ressuscitação cárdiocerebral a hipotermia veio para ficar e iniciar o processo de resfriamento mesmo antes do retorno a circulação ( pulso) ainda durante as manobras de RCP foi demonstrado , quanto ao resfriamento após o retorno a circulação espontâneo já é consenso e o método de resfriamento é muito variável e não mostra vantagens entre os métodos, devendo manter a temperatura de 32a 34oC por 24 horas em todas as modalidades de parada cardíaca excluindo os casos de trauma.
Outra sessão que sou apaixonado chama-se FOCUS na Prática Clínica onde se discute casos clínicos de diversos temas com os maiores especialistas do mundo com casos do dia a dia,você vota com controle remoto e tem a oportunidade de avaliar o seu desempenho.
Infelizmente passa rápido mas sempre conhecemos lugares, pessoas e tudo faz parte para nosso crescimento como profissional, enfim é bom voltar e aplicar os conhecimentos.